FERRAMENTAS DE DIAMANTE




Como trabalham os discos de diamante

Os discos de diamante conseguem cortar os materiais a través de uma mútua corrosão entre os materiais (Betão, etc) e o segmento ou banda diamantada do disco de diamante. As partículas de diamante estão embebidas na banda diamantada e suspensas dentro da liga metálica. Como as partículas de diamante partem-se ou gastam-se e acabam por caír do segmento, é essencial que a liga metálica do segmento demore algum tempo a gastar-se ( ou corroer-se ) para se aproveitar ao máximo o poder de corte das pontas de diamante. Se a liga leva muito tempo a gastar-se, o diamante ficará pulido não caí e perde o seu poder de corte, ficando este mais lento e difícil a cortar. Se a liga se gasta muito depressa, as partículas de diamante cairão antes de se aproveitar o poder de corte dos diamantes. O disco cortará muito rápido, mas a sua duração e rendimento ver-se-ão muito reduzidas.
Ver processo de corte do disco

Anos de experiência, ensaios e testes intensivos conseguiu-se desenvolver a gama de discos DiaXis e os novos discos ARIX. Se tiver alguna dúvida sobre o disco a usar para uma aplicação em particular, não tenha problemas em nos contactar, teremos imenso gosto em o ajudar e a recomendar-lhe a melhor solução.

A norma que não se deve esquecer

Ligas moles cortam materiais compactos y ligas duras cortam materiais abrasivos. Como norma geral, se necessitar de um disco con liga mole ( ou branda como se diz na giria ) para o corte de materiais tais como cerâmicas, mármores e pedras naturais, consequentemente, necessitará de um disco com liga dura para cortar materiais tais como betão fresco, asfalto ou blocos.

Definindo prioridades

Normalmente todos queremos uma óptima relação entre a velocidade de corte e a duração do disco para obter uma boa rentabilidade do disco. Não obstante em alguns casos pode necessitar de velocidade e rapidez de corte, noutros pode ter prazo suficiente para utilizar um menos rápido, onde os cortes ficarão mais perfeitos. Tambêm depende da natureza e exposição do material. Este factor é a chave principal na hora de escolher um disco.

Factores de desgaste

Varios factores influem o desgaste do segmento do disco e portanto o seu rendimento. Estes factores são:

• A dureza da liga metálica.
• A qualidade das partículas de diamante.
• O número de partículas em cada segmento.
• A dureza do material a cortar.
• A abrasividade do material a cortar.
• A potência do motor da cortadora usada.
• As rotações do disco.
• A profundidade de corte.
• A pressão de corte.

Relação Rendimento / velocidade

Normalmente, existe uma relação inversa entre a velocidade de corte e o rendimento de um disco. Se um operador aumenta a velocidade da máquina para conseguir maior velocidade de corte,o rendimento do disco diminuí. Pelo contrário, se um operador quer rentabilizar o disco, terá que diminuír a velocidade de corte, assim como a profundidade deste, trabalhando por passadas,(isto quer dizer que em vez de cortar 200 m/m de uma só vez irá fazer por 2 ou 3 vezes). Cada trabalho é diferente um do outro e o custo de mão de obra também é um factor a ter em conta na análise de compra de um disco a fim de obter a melhor relação de custos de uma obra.

¿O que será melhor para mim?

Empresas especialistas em corte de solo com obras de grande envergadura e maiores custos, querem discos e equipamentos que cortem rápido. Em trabalhos ocasionais e pequenos, não querem grande qualidade de discos dado que os consumirão inteiros naquela obra. As empresas de aluguer e que aluguem os discos, cobrando-os ao desgaste milimétrico do diamante, necessitam de discos que lhes garantam rendimento. Não obstante cada caso é um caso e debe ser analizado de ínicio, quais as suas prioridades.

Se não consegue encontrar no nosso catálogo, contacte-nos. Fabricaremos a ferramenta que necessita Fabricamos uma ampla gama de ferramentas diamantadas e nem todas figuram no catálogo. Mesmo assim todo o pedido especial de clientes é bemvindo.